Seja Bem-vindo ao Blog da Logicbox Automação

Entre em contato logicbox@logicbox.com.br

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Porto Alegre prepara implantação da Nota Fiscal Eletrônica

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) de Porto Alegre e a Secretaria de Finanças de Belo Horizonte, o cronograma de implantação da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) na Capital gaúcha para 2012. Foram definidas as ações de infraestrutura, de sistemas e plano de negócios e acertados os termos do contrato que formalizará a parceria entre Porto Alegre e a capital mineira.

As negociações, iniciadas em julho, deverão prosseguir com a assinatura do contrato e as licitações de compras de equipamentos. A expectativa é de que o sistema esteja implantado no primeiro semestre do ano que vem, o que aumentará os recursos arrecadados e dará maior segurança, agilidade e eficiência no processamento e arquivamento de notas fiscais. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, a SMF vem crescendo na adoção de novas tecnologias, como o aerolevantamento, e agora, com a implantação da NFS-e. “Nosso desafio, além de dotar a cidade para o evento mundial da Copa, é disponibilizar aos porto-alegrenses serviços de qualidade permanente”, afirma Bertoncini.

A solução em software livre foi adaptada para a realidade de Porto Alegre e contará com a transferência tecnológica da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Belo Horizonte (Prodabel), que atuará em parceria com a Procempa. O sistema, referência no Brasil, está de acordo com o padrão homologado pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e poderá ser adotado por outros municípios da Região Metropolitana.

Para o secretário das Finanças de BH, José Afonso Bicalho Beltrão, o sistema deverá evoluir nos próximos anos e a parceria com Porto Alegre proporcionará avanços consideráveis para os municípios. “Viemos com a equipe completa, porque estamos empenhados e comprometidos para que a solução definida para Porto Alegre tenha o maior êxito”.
(Fonte: Coletiva.net)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Secretaria da Fazenda amplia obrigatoriedade da Nota Fiscal eletrônica

A partir de 1º de janeiro de 2012, os contribuintes do ICMS do Rio Grande do Sul, enquadrados na modalidade geral, terão que emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em todos os casos em que passem Nota Fiscal modelo 1. Além disso, qualquer contranota (prevista no Regulamento do ICMS) deverá obrigatoriamente ser eletrônica (NF-e), independentemente da modalidade do contribuinte. A Secretaria da Fazenda alerta que não há qualquer hipótese de dispensa, em ambos os casos.

Para qualificar o uso da NF-e, e dificultar possíveis irregularidades e usos indevidos, foram definidas as seguintes ações: 1) Não será autorizada NF-e nas operações internas em que for indicado como destinatário contribuinte do ICMS com inscrição estadual baixada; 2) Redução do prazo limite para cancelamento de NF-e, que passam das atuais 168 horas para 24 horas; 3) Redução das hipóteses de dispensa de obrigatoriedade de emissão de NF-e: somente podem solicitar dispensa empresas optantes pelo Simples Nacional que, no exercício de 2011, tiveram receita bruta anual inferior a R$ 180 mil. As demais dispensas vigentes serão encerradas.
Concorrência leal Conforme o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, "todas essas melhorias implantadas resultam em uma série de vantagens não só para o fisco, mas também para o contribuinte, estabelecendo uma concorrência leal para as empresas que procedem corretamente". Ele ressalta que o uso da Nota Fiscal Eletrônica, em paralelo com outras ações, qualifica o processo de fiscalização.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar para fins fiscais uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepção, pelo fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.
Validade nacional Com validade em todos os Estados da Federação, a NOF-e proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial: vendedor, comprador, contabilistas, fisco e sociedade em geral. Entre eles, a redução de custos, armazenamento digital, melhoria na qualidade da informação, maior eficiência no combate à sonegação, simplificação das obrigações acessórias, redução de tempo de parada em Postos Fiscais de divisas interestaduais, preservação do meio ambiente e redução do custo Brasil. Hoje, cerca de 60 mil contribuintes emitem, a cada mês, aproximadamente 14 milhões de NF-e.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SPED

O Sped pode ser entendido como um software que será disponibilizado pela Receita Federal para todas as empresas a fim de que elas mantenham e enviem a este órgão informações de natureza fiscal e contábil (a partir da escrituração digital mantida nas empresas) e informações previdenciárias, bem como os Livros Fiscais, Comerciais e Contábeis gerados a partir da escrituração (já registrados nos órgãos do Comércio), além das Demonstrações Contábeis. O contribuinte poderá validar esses arquivos, assinar digitalmente, visualizar seu conteúdo e transmitir eletronicamente seus dados para os órgãos de registro e para os fiscos das diversas esferas.

A implantação do SPED vem ocorrendo, gradativamente, conforme o ramo de atividade da empresa ou da localidade onde ela está instalada. Mas até o final de 2012, todas as empresas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no lucro real, lucro presumido e também as optantes do Simples Nacional terão que aderir ao novo sistema. Parece muito tempo, mas antes disso existem outras obrigações, como por exemplo, a da Nota Fiscal Eletrônica (NFe). A partir do dia 1° de janeiro do próximo ano mais de um milhão de empresas brasileiras estarão na obrigatoriedade da emissão de nota fiscal eletrônica.

São muitas mudanças, algumas já em vigor, outras que estarão sendo implementadas nos próximos meses. Por isso o empresário deve ficar atento e evitar a velha cultura brasileira de deixar tudo para a última hora.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como consultar uma Nfe através do portal

É possível fazer a consulta de uma nota fiscal eletrônica através da chave de acesso presente em uma DANFE ou através dos números enviados pela empresa aos clientes por e-mail. 

O procedimento descrito abaixo se aplica nos dois casos:

  1. Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. No menu “Serviços” clique na opção “Consultar NF-e Completa”.
  3. Digite a chave de acesso presente em sua DANFE ou enviada por email.
    (Lembre-se que são 44 dígitos e devem ser digitados em espaço)
  4. Digite o código da imagem e clique em “Continuar”.
Logo em seguida será exibida sua nota fiscal eletrônica. É possível ter acesso a todas as informações que antes eram mostradas na nota fiscal impressa. Você pode ver dados pertinentes a compra de produtos ou serviços, sobre a empresa contratada além de diversas outros informações sobre a aquisição. É possível consultar tanto a versão resumida quanto a completa.
Se achar conveniente imprimir sua nota fiscal é só clicar no botão “Preparar documento para impressão”.


Consultas de NFe por estado

Também é possível pesquisar por notas fiscais eletrônicas  através do portal do seu estado. Para isso é só acessar o site citado durante esse artigo e procurar pelo menu “Portais Estaduais da NF-e” e selecionar o seu estado.
Cada um dos portais estaduais tem suas peculiaridades, mas basicamente o processo é mesmo citado anteriormente, basta informar a chave de acesso para obter as informações sobre a nota fiscal. A vantagem de utilizar esses portais regionais é que as notas fiscais eletrônicas são lançadas mais rapidamente.



Fonte: 
http://melhorescoisas.com/consultar-nota-fiscal-eletronica-nfe-online/

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Seja uma Revenda Logicbox!

Entre em contato.
(51) 3076.3311

Software para Revenda de Veículos!

O logidoc gerenciador de revenda de veículos é um software desenvolvido para o comercio de automóveis projetado para aumentar a produtividade, organizando e facilitando a comercialização dos veículos.

Com logidoc é mais fácil gerenciar a sua loja e aumentar o seu lucro.

Opera a compra e venda dos veículos com a emissão da nota fiscal eletrônica integrada ao sistema.

 
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Você utilizara seu banco de dados sem necessidade de retrabalho o que acontece nos softwares gratuitos de emissão de nota fiscal eletrônica. Mantendo um amplo controle das operações com os dados de credito e histórico das compras e vendas.

CLIENTES
Faça o perfil dos seus clientes. O que contribuirá para aumentar suas vendas.

IMAGEM DOS VEÍCULOS E HISTÓRICO DOS NEGÓCIOS EFETUADOS
Você terá facilidade na busca dos veículos agilizando o atendimento ao cliente, além disso você terá o histórico de todos os veículos que passaram pela loja, detalhes importantes como origem do veiculo cadastro dos acessórios inclusos no compra e venda e também disponibilizando as informações em um toque.





Para facilitar o dia a dia da sua empresa, controla o financeiro de contas a pagar e receber.
Bem como controlar os demais custos de operação através do seu plano de compras pré-contabil.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A todos nossos Fornecedores um Feliz Natal!

Empresas devem se adequar à NF-e

A chamada Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NF-e) deve ser aplicada às empresas até o próximo dia 31

Com o objetivo de desburocratizar a atividade econômica dos contribuintes e reduzir custos operacionais com a aplicação dos recursos tecnológicos, terão até o final do mês para se adequar à Nota Fiscal Eletrônica, ação que extingue blocos de notas tradicionais nas prestações de serviço.
Conforme o decreto 5039, assinado em agosto de 2010, ficam obrigados à emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NF-e), todos os prestadores de serviços, inscritos no Cadastro Mobiliário de Contribuintes, inclusive os optantes pelo Simples Nacional, independente da atividade que exerçam.
Os prestadores de serviços que possuam talonários impressos já emitidos deverão aderir à NF-e na medida em que encerrarem os que estão em uso, com data limite em 30 de dezembro de 2011.
Os contribuintes deverão efetuar o lançamento da nota pela internet. A maioria das empresas e pessoas físicas que trabalham com serviços já possuem uma estrutura mínima de informática.
Todos os prestadores de serviço ficam obrigados a emitir a NF-e em todas as operações de prestação de serviço destinadas a substitutos tributários, independentemente da receita bruta auferida ou atividade desenvolvida.

A Logicbox tem o Software que ajudara a sua empresa a fazer isso!


Entre em contato com a Logicbox
(51) 3338-3311
zardo@logicbox.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Receita Federal vai criar malha fina para empresas

As pessoas jurídicas também terão a sua malha fina. A informação é do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. A malha fina é o banco de dados do Fisco, onde são armazenadas as declarações que apresentam inconsistências após os diversos cruzamento realizados pelos sistemas informatizados do Fisco.
Hoje, já é possível, por exemplo, com dados das notas fiscais eletrônicas, cruzar informações sobre subfaturamento e omissão de receitas. Sendo assim, é possível fazer auditorias eletrônicas, disse Barreto, por meio dos valores de compra e assim estimar as receitas do contribuinte. Se a Receita detectar irregularidades, a empresa será chamada a se regularizar.
O secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto
 
O secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto
“Se não fizer a regularização, sofrerá a ação fiscal. Os sistemas estão sendo finalizados e já têm capacidade de entrar em produção em 2012”, disse.
A base do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) permite atualmente o acesso aos dados das empresas tanto pelo Fisco federal quanto pelos Fiscos estaduais. Mesmo com os convênios para a troca de dados com os estados, não é necessário nenhum tipo de solicitação da Receita Federal, porque com o Sped as informações estão disponíveis para todos.
“Assim como temos a malha da pessoa física, teremos a instituição da malha da pessoa jurídica dando maior abrangência à presença fiscal e alcançado todos os níveis de contribuintes. É importante notar que a malha consiste, sem ter a presença da fiscalização, do cruzamento de informações internas e externas”, disse Barreto.
Barreto informou ainda que a fiscalização continuará, em 2012, voltada para os grandes contribuintes. Principalmente, os que fazem, segundo ele, planejamento tributário abusivo. O planejamento tributário consiste em usar brechas na lei para reduzir o pagamento de impostos. “O foco vai ser os grandes contribuinte, principalmente, na fiscalização do planejamento tributário abusivo, mas ampliaremos, também, a atuação em todas as empresas, da malha da pessoa jurídica”.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Logicbox deseja um Feliz Natal à todos!

Prefeitura de Porto Alegre terá nota fiscal eletrônica em 2012

Prefeitos de Porto Alegre e Belo Horizonte assinaram convênio para implantação na Capital gaúcha da Nota Fiscal Eletrônica (NFS) a partir do próximo ano.
A expectativa é de que no primeiro semestre de 2012 o sistema esteja totalmente implantado e em funcionamento. Agilidade e segurança no controle da tributação sobre os serviços são alguns dos benefícios que os contribuintes terão com a implantação na Capital.
O convênio de cooperação técnica para o acesso à tecnologia foi assinado pelos prefeitos José Fortunati, e de Belo Horizonte, Márcio Araújo Lacerda.
A parceria entre as duas capitais possibilitará que Porto Alegre obtenha o aporte tecnológico da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte – Prodabel para utilizar o software do sistema de NFS-e, desenvolvido em Minas Gerais.
A ferramenta digital é referência no Brasil por estar de acordo com o padrão homologado pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais – Abrasf. O convênio também inclui a Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras.
O prefeito Fortunati afirmou também que o recurso se soma a outros instrumentos empregados pela prefeitura no modelo de gestão. “Buscamos a parceria para aprimorar os serviços públicos. Essa tecnologia nos permite, de forma concreta, a qualificação dos serviços à população”. Nos próximos dias a prefeitura deverá explicar melhor como será o uso da nota eletrônica.